Setores funcionais

Top  Previous  Next

O setor funcional é um tipo de estrutura organizacional em que o critério utilizado na departamentalização é o da divisão por funções ou áreas do conhecimento (função financeira, aprovisionamentos, comercial e marketing, recursos humanos, enfermagem, etc.). Esta forma de estrutura apresenta como principais vantagens o fato de proporcionar  a especialização dos trabalhadores por áreas do conhecimento, além de permitir a fixação de padrões de desempenho e facilitar o recrutamento, a selecção e a formação de novos trabalhadores.

 

Quanto às desvantagens, este tipo de estrutura continua, tal como na estrutura hierárquica simples, apresenta alguma rigidez estrutural e excessiva dependência do topo da hierarquia.

 

Cada função é realizada dentro de uma organização através de uma área funcional, que pode ser concretizada através de uma mais unidades organizacionais (setores).

 

A partir do menu de opções, clique em Profissionais / Setores funcionais. Será apresentada a grade para manutenção cadastral dos setores ou áreas funcionais.

 

setorfuncional_grade_s

Inclusão de informações:

Clique no botão "Novo" para apresentar os campos cadastrais.

Digite as informações necessárias.

Clique nos links Gravar, Gravar e fechar ou Gravar e novo para gravar as informações ou Cancelar para fechar a tela sem gravar e retorna à grade.

Caso algum campo com cadastro obrigatório não seja definido, uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a correção.

 

Alteração de informações:

Selecione registro para alteração e clique no botão "Editar" para apresentar os campos cadastrais, ou

Clique no ícone de edição da linha a ser alterada para apresentar os campos cadastrais.

Defina ou altere as informações necessárias.

Clique nos links Gravar, Gravar e fechar ou Gravar e novo para gravar as informações ou Cancelar para fechar a tela sem gravar e retorna à grade.

Caso algum campo com cadastro obrigatório não seja definido, uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a correção.

 

Exclusão de informações:

A partir da grade: Selecione registro (ou registros) para exclusão, clicando nos quadrados presentes na primeira coluna à esquerda, e clique no botão "Apagar".

A partir da tela de edição ou cadastro: Clique no botão "Apagar".

Caso algum registro possua vínculo a outras informações, o processo de integridade referencial impedirá a exclusão da informação, e uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a situação.

 

Validação:

A partir da tela de edição ou cadastro, antes da gravação clique no botão "Validar". Uma mensagem será emitida, indicando a situação cadastral.

 

 

Tela de edição / cadastro de informações:

 

setorfuncional_edita_s