Top Previous Next |
Em linguagem comum, a conta bancária é quando um indivíduo deposita dinheiro em alguma agência bancária ou instituição financeira (banco).
O indivíduo se torna o titular de uma conta bancária ou conta corrente. Mas as contas possuem inúmeras finalidades e registram diversas outras operações como empréstimos, linha de crédito, controle de recursos governamentais, etc. (Wikipédia)
Assim, existem vários tipos de contas, entre elas:
A partir do menu de opções, clique em Financeiro / Bancário / Contas bancárias. Será apresentada a grade para manutenção cadastral das contas bancárias.
Inclusão de informações: Clique no botão "Novo" para apresentar os campos cadastrais. Digite as informações necessárias. Clique nos links Gravar, Gravar e fechar ou Gravar e novo para gravar as informações ou Cancelar para fechar a tela sem gravar e retorna à grade. Caso algum campo com cadastro obrigatório não seja definido, uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a correção.
Alteração de informações: Selecione registro para alteração e clique no botão "Editar" para apresentar os campos cadastrais, ou Clique no ícone de edição da linha a ser alterada para apresentar os campos cadastrais. Defina ou altere as informações necessárias. Clique nos links Gravar, Gravar e fechar ou Gravar e novo para gravar as informações ou Cancelar para fechar a tela sem gravar e retorna à grade. Caso algum campo com cadastro obrigatório não seja definido, uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a correção.
Exclusão de informações: A partir da grade: Selecione registro (ou registros) para exclusão, clicando nos quadrados presentes na primeira coluna à esquerda, e clique no botão "Apagar". A partir da tela de edição ou cadastro: Clique no botão "Apagar". Caso algum registro possua vínculo a outras informações, o processo de integridade referencial impedirá a exclusão da informação, e uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a situação.
Validação: A partir da tela de edição ou cadastro, antes da gravação clique no botão "Validar". Uma mensagem será emitida, indicando a situação cadastral.
Tela de edição / cadastro de informações:
Informação relacionada: A partir da grade, clique na linha desejada, evitando os "links" na cor azul, para apresentar uma nova tela com informação relacionada à Conta Bancária: Recebimento de faturas, Recebimento de títulos, Pagamento de títulos, Extrato bancário, Saldo bancário e Documentos bancários.
As informações apresentadas na grade são apenas aquelas relacionadas às informações da conta bancária descrita.
O acesso a cada processo cadastral é possível, clicando-se nas abas acima da barra de botões.
Nota: Clicando-se em uma pequena marca situada na barra vertical que separa as opções de menu da área cadastral, o Menu de opções é removido, disponibilizando mais espaço para a área cadastral. Clique novamente sobre a marca para restabelecer o Menu.
A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Saldo bancário", a respectiva grade de informações é apresentada.Os processos de Inclusão, Alteração, Exclusão e Validação são os mesmos descritos anteriormente.
Esta tela permite que sejam consultados os saldos bancários da clínica junto aos agentes cobradores. Estas informações são atualizadas pelo sistema no momento em que ocorrem operações financeiras que alteram o saldo bancário, não sendo possível processos de Inclusão ou Exclusão.
Tela de edição / cadastro de informações:
A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Documentos bancários", a respectiva grade de informações é apresentada. O processo de Alteração é o mesmo descrito anteriormente.
O cadastro de documentos pode utilizado para registro dos diversos documentos bancários, relacionados com despesas, compras, etc.
Tela de edição / cadastro de informações:
|