Custeio padrão

Top  Previous  Next

O principal objetivo de qualquer empresa, independente de sua forma de constituição, é de diminuir seus custos internos para só assim aumentar o lucro ou ingressos.

 

Daí surge a necessidade da aplicação do custo-padrão, que nada mais é do que uma previsão ou predeterminação dos custos reais que, dentro de condições projetadas, servem como uma base para o controle de custos e como uma medida da eficiência da empresa. O padrão representa o custo que um produto ou serviço deveria custar, em condições normais de eficiência da mão-de-obra e dos equipamentos, de abastecimento do mercado fornecedor, da demanda do mercado consumidor etc.

 

O Sistema Medisoft utiliza este conceito em todos os módulos relacionados a prestação de serviços e disponibilização de produtos à clínica e aos pacientes, via serviços internos ou por meio de fornecedores. Deste modo, a partir da definição de valores padronizados e relacionados a cada contexto, torna-se bastante simples o lançamento das atividades e consumo de produtos a cada paciente, por já conter os custos pré-estabelecidos.

 

Por exemplo, durante o lançamento de determinado procedimento clínico a um paciente, o valor a ser faturado ao paciente e valores a serem pagos ao médico e/ou unidade de saúde, já definidos no módulo de custeio padrão ou no prontuário eletrônico, serão automáticamente utilizados, gerando um lançamento na fatura do paciente e lançamento(s) no contas a pagar, quando confirmados (componente Checkbox) pelo usuário durante o lançamento.

 

Desta forma, torna-se fundamental a correta definição e manutenção dos valores nos módulos adequados. A correta definição, entretando, pode ser gerada a partir dos eventos e situações que ocorrem pela evolução natural dos trabalhos na clínica, evitando uma grande carga de trabalho cadastral no início da utilização do Sistema.

 

No módulo de custeio padrão são descritos os serviços (ou materiais): Vacinas, Serviços médicos, Serviços gerais, Serviços em eventos sociais, Exames laboratoriais, Hospedagem, Internações, Procedimentos e Reabilitação.

 

Nota: Os demais serviços e materiais, vinculados financeiramente aos pacientes e fornecedores: Exames, Internações, Medicação, Procedimentos, Reabilitação e Vacinas estão relacionados ao Prontuário eletrônico.

 

custeiopadrao_menu_s