Entrada de materiais

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Recebimento é a atividade intermediária entre as tarefas de compra e pagamento ao fornecedor, sendo de sua responsabilidade a conferência dos materiais destinados à empresa.

 

As atividades de recebimento (Entrada) abrangem desde a recepção do material na entrega pelo fornecedor até a entrada nos estoques. A função de recebimento de materiais é módulo de um sistema integrado com a área financeira e é caracterizada como uma interface entre o atendimento do pedido pelo fornecedor e o estoque físico.

 

As atribuições básicas do Recebimento são :

 

Coordenar e controlar as atividades de recebimento e devolução de materiais.

 

Analisar a documentação recebida, verificando se a compra está autorizada.

 

Controlar os volumes declarados na Nota Fiscal com os volumes a serem efetivamente recebidos.

 

Proceder a conferência visual, verificando as condições de embalagem quanto a possíveis avarias na carga transportada e, se for o caso, apontando as ressalvas de praxe nos respectivos documentos.

 

Proceder a conferência quantitativa e qualitativa dos materiais recebidos.

 

Decidir pela recusa, aceite ou devolução, conforme o caso.

 

Providenciar a regularização da recusa, devolução ou da liberação de pagamento ao fornecedor, realizando o lançamento no Contas a pagar.

 

Liberar o material desembaraçado para estoque no almoxarifado.

 

 

A partir do menu de opções, clique em Suprimentos / Entrada de materiais. Será apresentada a grade para manutenção cadastral das entradas de materiais e produtos em estoque.

 

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Inclusão de informações:

Clique no botão "Novo" para apresentar os campos cadastrais.

Digite as informações necessárias.

Clique nos links Gravar, Gravar e fechar ou Gravar e novo para gravar as informações ou Cancelar para fechar a tela sem gravar e retorna à grade.

Caso algum campo com cadastro obrigatório não seja definido, uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a correção.

 

Alteração de informações:

Selecione registro para alteração e clique no botão "Editar" para apresentar os campos cadastrais, ou

Clique no ícone de edição da linha a ser alterada para apresentar os campos cadastrais.

Defina ou altere as informações necessárias.

Clique nos links Gravar, Gravar e fechar ou Gravar e novo para gravar as informações ou Cancelar para fechar a tela sem gravar e retorna à grade.

Caso algum campo com cadastro obrigatório não seja definido, uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a correção.

 

Exclusão de informações:

A partir da grade: Selecione registro (ou registros) para exclusão, clicando nos quadrados presentes na primeira coluna à esquerda, e clique no botão "Apagar".

A partir da tela de edição ou cadastro: Clique no botão "Apagar".

Caso algum registro possua vínculo a outras informações, o processo de integridade referencial impedirá a exclusão da informação, e uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a situação.

 

Validação:

A partir da tela de edição ou cadastro, antes da gravação clique no botão "Validar". Uma mensagem será emitida, indicando a situação cadastral.

 

 

Tela de edição / cadastro de informações:

 

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