Manutenção cadastral |
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O processo de manutenção cadastral é realizado no âmbito do Sistema por meio do acesso à barra de botões, clicando-se no botões de inclusão (Novo), exclusão (Apagar), edição (Editar).
Estes eventos são denominados CRUD (acrónimo de Create, Read, Update e Delete na língua Inglesa) para as quatro operações básicas utilizadas em bases de dados relacionais (RDBMS) ou em interface para utilizadores para criação, consulta, atualização e destruição de dados. (Wikipédia)
Clicando-se no botão de edição, a tela abaixo é apresentada. Caso nenhuma informação esteja previamente cadastrada, o botão de edição estará desabilitado.
Tela de cadastro de clientes
A barra de botões apresenta um novo elemento, designado como "Validar", cuja função é, ao ser clicado, detectar se todos as informações obrigatórias foram efetivamente registradas pelo usuário. Esta funcionalidade pode ser utilizada antes do processo de gravação, porém eventual bloqueio ocorrerá da mesma forma durante a gravação, ao se clicar nos links "Gravar", "Gravar e fechar" e "Gravar e novo".
Neste caso, a definição do Nome/Razão social do cliente é um campo obrigatório, e a mensagem abaixo será emitida:
Caso o campo esteja preenchido, clicando-se no botão "Validar" uma mensagem de coerência será emitida:
Durante o evento de gravação, ao se clicar nos links "Gravar", "Gravar e fechar" e "Gravar e novo" existindo algum problema de validação, uma mensagem será emitida e a gravação das informações não será possível até que a situação seja corrigida. Neste exemplo, conforme indicado, o campo "Nome/Razão social" não foi definido.
Acima dos campos cadastrais, a tela apresenta o descritivo de definição da tela (Clientes) e o texto identificando o Nome/Razão social do cliente. Para cada tela cadastral, estes texto serão modificados, de acordo com a funcionalidade apresentada.
À direita e acima na tela, os botões de navegação (Registro anterior / Registro seguinte) permitem visualizar os demais cadastros, sem haver necessidade de sair da tela cadastral, estando o usuário em processo de edição. Durante o processo de inclusão, os botões estarão desabilitados.
Acima e abaixo dos campos cadastrais, estão presentes os links de gravação dos dados, ou cancelamento. Em qualquer das posições (acima ou abaixo), os eventos gerados serão idênticos.
Ao centro da tela, encontram-se os campos cadastrais, delimitados por cor azul (para o tema apresentado), com o descritivo à esquerda. Devem ser preenchidos ou alterados de acordo com a necessidade do usuário e de acordo com as regras da clínica.
Os campos cadastrais, também chamados de componentes, possuem diversas formas, em função do tipo de informação e objetivo funcional. São eles:
O retângulo vermelho sobre um determinado dia (29 na imagem abaixo) corresponde à data atual. O botão "Limpar" apaga o conteúdo do campo e botão "Hoje" transfere a data atual para o campo cadastral.
Nota: A informação "N/I" significa "Não informado". Importante observar que não existe possibilidade da definição de um campo em branco, indicando, neste caso, que o usuário intensionalmente não informou o conteúdo do campo.
À direita do campo existem 2 ícones. O primeiro à esquerda, com o formato de um binóculo "Binóculo" que permite a seleção de determinada informação e o segundo, à direita, "Borracha", substitui o conteúdo de eventual seleção anterior por "N/I".
Após a seleção da informação, clicando-se na linha a informação será transferida para o campo cadastral. O mesmo resultado é obtido selecionando-se a linha clicando-se no quadrado situado na primeira coluna à esquerda e posteriormente no botão Ok. Clique em cancelar para retornar à tela original sem ocorrer a seleção.
Clicando-se nos ícones apresentados na segunda coluna à esquerda, será apresentada uma tela para eventual alteração das informações cadastradas anteriormente.
Clicando-se nas informações em azul (coluna Cidade neste exemplo), o usuário terá acesso ao processo cadastral de cidades.
A grade possui as características descritas anteriormente (paginação, quantidade de linhas na grade, visão hierárquica, ordenação, etc.
Clicando-se no botão "Novo", será apresentada uma tela superposta para cadastro de um novo endereço.
Após o cadastro das informações necessárias, clique em Ok para gravar e retornar à tela anterior. Note que esta tela também possui campos do tipo combobox e de seleção relacional, que também irão gerar novas telas cadastrais superpostas e assim sucessivamente.
Clicando-se no botão "Excluir", a informação cadastrada será apagada, se possível. Após o apagamento não existe possibilidade de recuperar a informação.
Clicando-se em OK o processo de apagamento será iniciado.
Conforme citado anteriormente, o conceito de integridade referencial aplicado a determinada informação pode impedir o apagamento. Neste caso, uma mensagem será emitida, alertando o usuário do fato.
Neste caso, o cliente com código "2" e Razão social "Hospital Central" não será apagado por estar relacionado ao módulo de títulos a receber. Eventualmente mais relacionamentos podem ser descritos na mensagem, caso existam.
Se houver real necessidade de apagar este cliente, os relacionamentos (referências) aos cadastros descritos devem ser apagados antes. Na quase totalidade dos casos, não é necessário apagar informações já cadastradas, basta manter o cadastro ou clicar em "Ativo?" removendo a marca em formato de "V". Isto irá configurar a informação como inativa.
A grade apresenta as informações nas colunas de 2 formas, com texto em letras normais, (Hospital Central) e "links" na cor azul (Normal), que quando clicadas pelo usuário, geram eventos diferentes:
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