Menu de opções

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O Sistema Medisoft é constituído por módulos, em que cada um deles representa um aspecto funcional específico de gestão clínica como contas, serviços prestados, pacientes, medicamentos, etc. Por exemplo, o

módulo financeiro permite criar e gerir contas da clínica, fornecedores, faturamento e serviços prestados, enquanto o módulo pacientes o possibilita registrar e gerir atividades relacionadas com informações pessoais, histórico clínico, medicamentos e serviços prestados, etc.

 

Estes módulos foram concebidos para ajudar a gerir contas de pacientes e hóspedes em cada passo do seu ciclo de permanência na clínica, começando pela internação e qualificação de possíveis hóspedes até ao suporte ao paciente e resolução de problemas e situações reportadas. Dado que muitos dos passos estão interrelacionados, cada módulo exibe informação relacionada.

 

Por exemplo, quando visualiza os detalhes de um paciente, o sistema exibe igualmente os dados pessoais, histórico clínico, serviços prestados, dietas, cronograma de dispensação de medicamentos, prontuário, documentação, internações, faturamentos, hospedagem, e outros.

 

 

Menu principal

 

No Menu Principal é exibida a lista de funcionalidades autorizadas de cada usuário. De acordo com o perfil de acesso do usuário são exibidas mais ou menos funcionalidades.

Havendo mudança de perfil todos os usuários associados a ele passam a ter direitos de acesso automaticamente ajustados.

 

Dentro dos menus, pode-se ter submenus, que são identificados pela presença de uma seta no canto direito do menu. Ao clicar o mouse sobre esses submenus, tem-se acesso às opções específicas. Para ter acesso a uma opção, basta clicar sobre a opção. Ao fazer isso, será exibida a página correspondente à escolha efetuada na área principal do sistema.

 

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Cada uma das opções principais corresponde a um módulo funcional, abrangendo as áreas de gestão do paciente, histórico, prontuário eletrônico, gestão clínica, diagnóstico e terapia, gestão de materiais, serviços prestados, medicamentos, equipamentos, faturamento, financeiro, bancário, help-desk, administração da estrutura da clínica (manutenção, portarias, serviços internos), gestão da qualidade e outros, através de módulos integrados.

 

Cadastros: Registro das informações básicas e estruturais, geralmente utilizadas em módulos mais complexos e diretamente envolvidos com a gestão da clínica. Submenus: Clientes, Fornecedores, Endereços, Regiões, Cidades, Estados, Feriados, e Tipos de endereços, logradouros, feriados, clientes e fornecedores.

 

Profissionais: Registro dos profissionais que atuam diretamente na clínica, como enfermeiras, atendentes, faxineiras, cozinheira, gerentes, copeira, jardineiro, comprador, almoxarife, etc. e informações relacionadas.

 

Pacientes: Registro de pacientes e hóspedes da clínica, dividido em 3 áreas: Informações pessoais, Perfil clínico e Serviços prestados. Submenus: Histórico do paciente, Nutrição e dietas, Entrevista para internação, Responsável pela entrevista, Cuidados paliativos e informações relacionadas.

 

Farmácia: Registro de medicamentos, Cronograma de dispensação, Formas de apresentação, Entradas em estoque e informações relacionadas.

 

Gestão clínica: Prontuário eletrônico do paciente, Anamnese e documentação. Submenus: Médicos, Unidades de saúde e informações relacionadas.

 

Suprimentos: Gestão de estoque de materiais, alimentos, etc, utilizados e mantidos na clínica. Submenus: Entrada e Saída de materiais, Grupos, Motivos de saída, Unidades de medida e informações relacionadas.

 

Equipamentos: Cadastro de equipamentos e ativo fixo da clínica, composto de camas, móveis, utensílios, máquinas, rouparia. fogões, etc, e informações relacionadas.

 

Serviços prestados: Registro dos serviços prestados pela clínica e fornecedores externos aos pacientes e hóspedes. O lançamento dos serviços, com a indicação do tipo e espécie (classe de serviço) gera automaticamente os valores para faturamento e contas a pagar a fornecedores. Tipos: Hospedagem, Materiais fornecidos aos pacientes e hóspedes, Serviços gerais, Serviços médicos, Eventos sociais realizados na clínica ou externos, e Manutenção e informações relacionadas.

 

Financeiro: Registro dos movimentos financeiros da clínica. Submenus: Contas a pagar (fornecedores, médicos, unidades de saúde), Despesas operacionais Contas a receber, Adiantamentos a fornecedores, Movimento e transferências bancárias e informações relacionadas.

 

Faturamento: Geração automática e manual de faturas, Gestão de recebimentos, Cobrança bancária e informações relacionadas.

 

Custeio padrão: Definição de valores padronizados relacionados às aividades da clínica. Submenus: Aplicação de vacinas, Serviços médicos, Serviços gerais de enfermagem, Serviços prestados em eventos sociais, Exames laboratoriais, Acompanhamento em internações em unidades de saúde, Hospedagem, Deslocamentos, Procedimentos clínicos e Reabilitação. A partir da definição destas classes de custeio, as atividades passíveis de cobrança geram automaticamente valores para faturamento, vinculado a cada paciente ou hóspede. Informações relacionadas a cada submenu.

 

Documentos (GED): Gerenciamento eletrônico de documentos (GED) vinculado aos principais módulos operacionais, permitindo armazenar documentos digitais relacionados à informação cadastral e informações relacionadas.

 

Atendimento (SAC): Busca otimizar o atendimento de solicitações e demandas às diversas áreas da clínica e também dos clientes, de forma eficiente e transparente, bem como controlar o fluxo de atividades desenvolvidas pela área executora das atividades e informações relacionadas.

 

Gestão interna: Registro de Empresas, Unidades operacionais (filiais), Áreas operacionais, Controle de acesso nas portarias e informações relacionadas.

 

Gestão da qualidade: Registro de não conformidades relacionadas a serviços prestados e pacientes, Melhoria contínua, Origem das oportunidades e informações relacionadas.

 

Segurança: Gerenciamento de acesso ao sistema por usuário e senha, com total controle funcional de módulos passíveis de acesso por nível, inclusive eventos de inclusão, exclusão, alteração, etc, Definição de grupos de usuário, Criação de usuários e Definição de funções por grupos de usuários.

 

Trilha de auditoria: Auditoria das informações cadastradas, registrando por operador as atividades realizadas (Inclusão, Alteração e Exclusão) e informações anteriores e atualizadas por data e hora.

 

Relatórios: Relatórios cadastrais, administrativos, gerenciais e financeiros com exportação mais de 8 formatos diferentes, agregados a gráficos se necessário.

 

Gráficos: Gráficos das informações em mais de 25 formas diferentes de visualização, inclusive em 3 dimensões.

 

OLAP (Análise comparativa): Analise comparativa gerencial em 3 dimensões (OLAP), passível de simulações e agregações de dados diretamente pelo operador do sistema.

 

 

Todas estas funcionalidades serão descritas a seguir neste manual.