Informações pessoais

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O sistema de registro médico computadorizado é um dos temas mais discutidos nos dias de hoje na área de informática médica. Há afirmações de que a combinação de computadores, redes de telecomunicações, informações médicas e dados eletrônicos de pacientes pode melhorar a qualidade do cuidado de saúde, a produtividade dos profissionais de saúde, facilitar o acesso aos serviços disponíveis e reduzir custos administrativos associados à prestação de serviços.

 

O registro de pacientes é considerado o módulo básico de um sistema computadorizado de gerenciamento de pacientes e, conseqüentemente, do prontuário eletrônico.

 

Devido à grande quantidade de informações relacionadas aos pacientes, o cadastro foi separado em 3 classes: Informações pessoais, Perfil clínico e Serviços prestados. A grade de apresentação dos pacientes para as 3 classes é idêntica, a menos do cabeçalho que indica qual classe de informação está disponível para determinada situação.

 

Desta forma, o processo cadastral de pacientes pode ser realizado nesta classe de Informações pessoais, estando automaticamente disponível para as outras 2 classes, que estão descritas neste manual.

 

Nesta classe, são registradas as informações diretamente relacionadas ao paciente, como dados pessoais, família, documentos, pertences, etc.

 

A barra de botões apresenta o componente de filtragem, que permite selecionar na grade os pacientes ativos, inativos ou todos os cadastrados.

 

paciente_filtro_s

A partir do menu de opções, clique em Pacientes / Pacientes / Informações pessoais. Será apresentada a grade para manutenção cadastral dos pacientes e hóspedes da clínica.

 

paciente_pessoal_grade_s

Filtragem:

Selecione a opção adequada a partir do componente "Filtro" na barra de botões. As informações serão selecionadas de acordo e apresentadas na grade.

 

Inclusão de informações:

Clique no botão "Novo" para apresentar os campos cadastrais.

Digite as informações necessárias.

Clique nos links Gravar, Gravar e fechar ou Gravar e novo para gravar as informações ou Cancelar para fechar a tela sem gravar e retorna à grade.

Caso algum campo com cadastro obrigatório não seja definido, uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a correção.

 

Alteração de informações:

Selecione registro para alteração e clique no botão "Editar" para apresentar os campos cadastrais, ou

Clique no ícone de edição da linha a ser alterada para apresentar os campos cadastrais.

Defina ou altere as informações necessárias.

Clique nos links Gravar, Gravar e fechar ou Gravar e novo para gravar as informações ou Cancelar para fechar a tela sem gravar e retorna à grade.

Caso algum campo com cadastro obrigatório não seja definido, uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a correção.

 

Exclusão de informações:

A partir da grade: Selecione registro (ou registros) para exclusão, clicando nos quadrados presentes na primeira coluna à esquerda, e clique no botão "Apagar".

A partir da tela de edição ou cadastro: Clique no botão "Apagar".

Caso algum registro possua vínculo a outras informações, o processo de integridade referencial impedirá a exclusão da informação, e uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a situação.

 

Validação:

A partir da tela de edição ou cadastro, antes da gravação clique no botão "Validar". Uma mensagem será emitida, indicando a situação cadastral.

 

Nota: As grades de apresentação das informações cadastradas possuem a funcionalidade de visualização hierárquica. As informações podem ser agregadas a qualquer das colunas presentas. Na tela apresentada acima, a agregação está definida (por padrão) a Empresa/Unidade.

 

 

Tela de edição / cadastro de informações:

paciente_edita_s

Informação relacionada:

A partir da grade, clique na linha desejada, evitando os "links" na cor azul, para apresentar uma nova tela com informação relacionada às Informações pessoais: Acomodação, Convênios, Documentos, Estrutura familiar, Família e Pertences.

 

As informações apresentadas na grade são apenas aquelas relacionadas às informações pessoais do Paciente descrito.

 

O acesso a cada processo cadastral é possível, clicando-se nas abas acima da barra de botões.

 

Nota: Clicando-se em uma pequena marca situada na barra vertical que separa as opções de menu da área cadastral, o Menu de opções é removido, disponibilizando mais espaço para a área cadastral. Clique novamente sobre a marca para restabelecer o Menu.

 

paciente_pessoal_relac_s

Convênios:

A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Convênios", a respectiva grade de informações é apresentada. Os processos de Inclusão, Alteração, Exclusão e Validação são os mesmos descritos anteriormente.

 

O cadastro de convênios deve ser utilizado para registro dos convênios utilizados pelo Paciente.

 

 

Tela de edição / cadastro de informações:

 

paciente_pessoal_relac_convenio_s

Documentos do paciente:

A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Documentos", a respectiva grade de informações é apresentada. Os processos de Inclusão, Alteração, Exclusão e Validação são os mesmos descritos anteriormente.

 

O cadastro de documentos pode utilizado para registro dos diversos documentos do paciente, relacionados com comunicados, avisos, cópias de documentos pessoais diversos, etc.

 

 

Tela de edição / cadastro de informações:

 

paciente_pessoal_relac_documento_s

Estrutura familiar:

A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Estrutura familiar", a respectiva grade de informações é apresentada. Os processos de Inclusão, Alteração, Exclusão e Validação são os mesmos descritos anteriormente.

 

O registro da estrutura familiar pode utilizado para manter uma visão social sobre o comportamento familiar em relação ao paciente e compreender melhor eventuais problemas que direta ou indiretamente o afetam.

 

Nota: Clicando-se nos componentes "checkbox" indica que a resposta ao correspondente texto descritivo é positiva.

 

Tela de edição / cadastro de informações:

 

paciente_pessoal_relac_estrutura_s

Família:

A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Família", a respectiva grade de informações é apresentada. Os processos de Inclusão, Alteração, Exclusão e Validação são os mesmos descritos anteriormente.

 

O registro do relacionamento permite uma maior segurança e agilidade à clínica em situações que determinado familiar deve ser comunicado em relação a eventos ou necessidades.

 

 

Tela de edição / cadastro de informações:

 

paciente_pessoal_relac_familia_s

Pertences:

A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Pertences", a respectiva grade de informações é apresentada. Os processos de Inclusão, Alteração, Exclusão e Validação são os mesmos descritos anteriormente.

 

O registro dos pertences do paciente, sob responsabilidade da clínica oferece maior segurança a todos os envolvidos, reduzindo a possibilidade de conflitos.

 

 

Tela de edição / cadastro de informações:

paciente_pessoal_relac_pertence_s