Medicamentos |
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Ao conceito de Medicamento têm sido atribuídas diferente definições consoante o contexto em que é utilizado, levando por vezes a uma sobreposição de significado com o termo fármaco.
Contudo, uma definição clara é dada pela legislação brasileira, que define medicamento como "toda a substância ou associação de substâncias apresentada como possuindo propriedades curativas ou preventivas de doenças em seres humanos ou dos seus sintomas ou que possa ser utilizada ou administrada no ser humano com vista a estabelecer um diagnóstico médico ou, exercendo uma acção farmacológica, imunológica ou metabólica, a restaurar, corrigir ou modificar funções fisiológicas" (Wikipédia)
A barra de botões apresenta o componente de filtragem, que permite selecionar na grade os medicamentos ativos, inativos ou todos os cadastrados.
A partir do menu de opções, clique em Farmácia / Medicamentos / Medicamentos. Será apresentada a grade para manutenção cadastral dos medicamentos.
Filtragem: Selecione a opção adequada a partir do componente "Filtro" na barra de botões. As informações serão selecionadas de acordo e apresentadas na grade.
Inclusão de informações: Clique no botão "Novo" para apresentar os campos cadastrais. Digite as informações necessárias. Clique nos links Gravar, Gravar e fechar ou Gravar e novo para gravar as informações ou Cancelar para fechar a tela sem gravar e retorna à grade. Caso algum campo com cadastro obrigatório não seja definido, uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a correção.
Alteração de informações: Selecione registro para alteração e clique no botão "Editar" para apresentar os campos cadastrais, ou Clique no ícone de edição da linha a ser alterada para apresentar os campos cadastrais. Defina ou altere as informações necessárias. Clique nos links Gravar, Gravar e fechar ou Gravar e novo para gravar as informações ou Cancelar para fechar a tela sem gravar e retorna à grade. Caso algum campo com cadastro obrigatório não seja definido, uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a correção.
Exclusão de informações: A partir da grade: Selecione registro (ou registros) para exclusão, clicando nos quadrados presentes na primeira coluna à esquerda, e clique no botão "Apagar". A partir da tela de edição ou cadastro: Clique no botão "Apagar". Caso algum registro possua vínculo a outras informações, o processo de integridade referencial impedirá a exclusão da informação, e uma mensagem será emitida alertando para o evento e indicando a situação.
Validação: A partir da tela de edição ou cadastro, antes da gravação clique no botão "Validar". Uma mensagem será emitida, indicando a situação cadastral.
Tela de edição / cadastro de informações:
Detalhamento cadastral de alguns campos:
Informação relacionada: A partir da grade, clique na linha desejada, evitando os "links" na cor azul, para apresentar uma nova tela com informação relacionada aos Medicamentos: Medicação, Kit (Grupo), Cronograma de dispensação, Fornecedores, Manutenção de quantidades e Entradas.
As informações apresentadas na grade são apenas aquelas relacionadas às informações do medicamento descrito.
O acesso a cada processo cadastral é possível, clicando-se nas abas acima da barra de botões.
Nota: Clicando-se em uma pequena marca situada na barra vertical que separa as opções de menu da área cadastral, o Menu de opções é removido, disponibilizando mais espaço para a área cadastral. Clique novamente sobre a marca para restabelecer o Menu.
A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Medicação", a respectiva grade de informações é apresentada. Os processos de Inclusão, Alteração, Exclusão e Validação são os mesmos descritos anteriormente.
A administração de medicamentos, prática realizada nas instituições hospitalares e clínicas sob responsabilidade da equipe de enfermagem, deve ser vista por todos os profissionais de saúde envolvidos com a terapia medicamentosa como apenas uma das partes do processo de medicação, porém a mais importante. Erros de uso e dosagem podem ser eliminados consultando detalhadamente o cronograma e registrando os eventos de medicação. O histórico é parte fundamental da verificação e rápida correção de enganos.
Tela de edição / cadastro de informações:
Detalhamento cadastral de alguns campos:
Nota: Os campos Valor ref e Valor paciente não permitem alteração e foram definidos anteriormente em Farmácia / Medicamentos / Medicamentos.
A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Kit (Grupo)", a respectiva grade de informações é apresentada. Os processos de Inclusão, Alteração, Exclusão e Validação são os mesmos descritos anteriormente.
Esta rotina realiza a montagem de kits de medicamentos para sua utilização em conjunto na clínica. O kit geralmente é composto por medicamentos que são utilizados em conjunto para um determinado procedimento.
Inicialmente, os kits estão preparados e somente serão montados, caso haja necessidade de utilização. Para a montagem de um kit, o produto deve ser cadastrado com o tipo Kit, e posteriormente montado por esta rotina.
Tela de edição / cadastro de informações:
A partir da grade de informações relacionadas, clicando-se na aba "Manutenção de quantidades", a respectiva grade de informações é apresentada. Os processos de Inclusão, Alteração, Exclusão e Validação são os mesmos descritos anteriormente.
Este módulo permite a manutenção das quantidades de medicamentos em estoque. Utilize esta rotina quando ocorrerem diferenças na contagem física do estoque em relação ao Sistema.
Tela de edição / cadastro de informações:
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